Adriana Zadrozny
Terça, 12 de dezembro de 2017, 00:00 h - Atualizado em 12/12, 00:00 h

CANELA: um saboroso aliado contra a obesidade.

Pela influência metabólica, estudos têm mostrado os benefícios da especiaria em nossa alimentação diária.


Adriana Zadrozny : Cidades


Foto: Divulgação.

Uma nova pesquisa do Instituto de Ciências da Vida da Universidade do Michigan determinou como um tempero comum (e muito usado em épocas natalinas), a canela, pode ser um importante aliado na luta contra a obesidade.

Os cientistas já haviam observado que o cinamaldeído, um óleo essencial que dá sabor à canela, parece proteger camundongos contra obesidade e hiperglicemia. Mas os mecanismos subjacentes ao efeito não foram bem compreendidos. Então, os pesquisadores queriam entender melhor a ação do cinamaldeído e determinar se poderia ser protetor em humanos também.

Os resultados mostram que o composto afetou o metabolismo em seres humanos e, além disso, também melhorou a saúde metabólica atuando diretamente em células de gordura ou adipócitos, induzindo-os a começar a queimar energia por meio de um processo chamado termogênese.

E o que isso tem a ver com o emagrecimento? Os adipócitos normalmente armazenam energia na forma de lipídios. Este armazenamento a longo prazo foi benéfico para nossos antepassados ​​distantes, que tinham muito menos acesso a alimentos ricos em gordura e, portanto, uma necessidade muito maior de armazenar gordura. Essa gordura poderia então ser usada pelo corpo em tempos de escassez ou em temperaturas frias, que induzem os adipócitos a converter energia armazenada em calor. Foi relativamente recente o momento em que o excedente de energia se tornou um problema, com a abundância de alimentos disponíveis e a menor taxa de exercício físico experimentada pelas últimas gerações.

Com a crescente epidemia de obesidade, pesquisadores de todo o mundo procuram maneiras de acelerar células de gordura para ativar a termogênese, ampliando a perda de gordura estocada e diminuindo esses depósitos, já não necessários.

É aí que o estudo nos dá boas notícias: a canela, felizmente, tem sido parte de nossas dietas há milhares de anos, e as pessoas geralmente gostam da especiaria. Então, se pode ajudar a proteger contra a obesidade, também pode oferecer uma abordagem para a saúde metabólica e, assim, ser um auxílio à maior queima energética e conseqüente emagrecimento. Todos esses benefícios associados a um sabor delicioso e um aroma que nos fala de Natal.

Quer uma época melhor para trazer a canela ao seu prato?

Dúvidas, converse com seu nutricionista.

 

Fonte: Juan Jiang, Margo P. Emont, Heejin Jun, Xiaona Qiao, Jiling Liao, Dong-il Kim, Jun Wu. O cinamaldeído induz a termogênese autônoma celular e a reprogramação metabólica. Metabolismo, 2017.





Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:




Colunista do dia
Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa



Mais Lidas
Tendência Tiny Sunglasses

Tendência Tiny Sunglasses

Os óculos que voltam com tudo


Músicos locais não são artistas?

Músicos locais não são artistas?

Um texto para se refletir sobre a cena musical de Curitiba


Parque Pule e Brinque integra programação de férias do Shopping São Jo

Parque Pule e Brinque integra programação de férias do Shopping São Jo

Atração reúne os brinquedos mais procurados na temporada


Férias no MON apresenta peças de teatro

Férias no MON apresenta peças de teatro

Palmas Pra Que Te Quero é um dos espetáculos


Jorge Vercillo se apresenta em Curitiba

Jorge Vercillo se apresenta em Curitiba

O pocket show gratuito faz parte do projeto musical Conexão Shopping Curitiba​




Mais notícias deste colunista


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.