Coluna Papo de Piá
Sexta, 23 de março de 2018, 18:07 h - Atualizado em 23/03, 18:11 h

Duas profissões cervejeiras!

Por Jorge Luiz Marcondes


Coluna Papo de Piá: Cidades


Foto: Divulgação.

As profissões de Sommelier de Cerveja e Mestre Cervejeiro podem até ser confundidas, pois ambas exigem um vasto conhecimento sobre cervejas e seus insumos, porém elas possuem funções distintas dentro da cadeia produtiva.

 

Para ser Mestre Cervejeiro pessoa deve possuir uma formação mais específica e técnica, principalmente abrangendo conhecimentos aprofundados nas áreas de química e microbiologia. É também muito importante possuir conhecimento em administração, planejamento, gerenciamento e liderança, pois as funções requeridas para o cargo incluem supervisionar a produção e coordenar equipes, fatos que exigem bastante preparo.

 

O Mestre Cervejeiro irá atuar diretamente na produção da cerveja, dentro de uma cervejaria, utilizando seu conhecimento técnico, dominando todas as etapas do processo produtivo da bebida, desde a elaboração de novas formulações, a seleção e o recebimento de matéria-prima, chegando até a parte de fabricação, de envase, de distribuição do produto final e do total controle de qualidade do produto e do processo, procurando sempre se certificar de que todas as etapas dos processos de produção sejam seguidas à risca, além de buscar inovação.

 

Foto: Divulgação.

 

Já a profissão de Sommelier de Cerveja, esta é relativamente nova no Brasil. A primeira turma destes profissionais se formou apenas no ano de 2010 e, a partir daí a carreira tem sido cada vez mais valorizada.

 

O Sommelier pode atuar em toda a cadeia de comercialização, desde a cervejaria até o consumidor final, ou seja, atuará em importadoras, distribuidoras, restaurantes e bares, além da própria cervejaria.

 

 

Foto: Divulgação.

Para se tornar um Sommelier de Cervejas é exigido somente o ensino médio, porém, deverá possuir uma habilidade muito maior para se comunicar com os consumidores e produtores.

 

Desta maneira, a formação dos dois profissionais exige muito respeito pela cultura cervejeira, fato que significa estudar muito e sempre degustar novas cervejas!

 

O QUE FAZER PARA SER UM SOMMELIER DE CERVEJA?

 

Uma das coisas fundamentais para se tornar um profissional da área, é que o interessado se torne um verdadeiro apaixonado pelo tema. Desta forma, desde entusiastas, cervejeiros e até produtores amadores podem se especializar.

 

Aquele que deseja ingressar nessa área, além de apreciar uma boa cerveja deve possuir ou desenvolver a afinidade com algumas outras habilidades exigidas para esse ramo. Dedicação, responsabilidade para com o consumo consciente do álcool, boa comunicação com diferentes públicos são fundamentais.

 

É imperativo que o profissional consiga entender as demandas de cada público, possibilitando um diálogo efetivo entre o Mestre Cervejeiro, os representantes de diversos rótulos (nacionais e internacionais), os donos de estabelecimentos comerciais, bem como os consumidores finais da bebida.

 

Principalmente, o Sommelier de Cervejas deve procurar proporcionar experiências memoráveis para todos que contarem com a sua ajuda.

 

Para tanto, experimentar muitas cervejas diferentes, buscar todo o conhecimento disponível, além de abrir a mente para a descoberta de novos caminhos e experiências é fundamental. É igualmente importante lembrar que cada um tem seu próprio paladar, mas que atualmente existe uma infinidade de opções de cervejas à disposição.

 

A formação de Sommelier de Cerveja tornando-o um instrumento de disseminação e valorização da cultura da cerveja, pois possibilita um maior entendimento sobre a cultura cervejeira, sobre o mercado, indo desde a arte de produzir, as técnicas de degustação, as matérias-primas, os processos de fabricação, as escolas cervejeiras e os diferentes estilos de cerveja, os serviços de mesa e cerveja, os tipos de copos, a estocagem, a harmonização, a saúde, a legislação brasileira, o mercado e chegando até o marketing.

 

Um Sommelier, com todo o conhecimento adquirido poderá ajudar na identificação dos produtos que possuem maior potencial de aceitação pelo mercado, bem como identificação de aromas, sabores e outros aspectos sensoriais.

 

Quando atuar em distribuidoras e importadoras será o responsável por distribuir rótulos dentro da sua região de atuação, pois terá o conhecimento técnico que o capacite a selecionar bons rótulos, tanto para entender o que o consumidor busca, quanto para sugerir possíveis e gratas surpresas ao público.

 

No trabalho em bares, restaurantes, hotéis e empórios, haverá o contato direto com o público propiciando entender o perfil dele, porém, exige organização e visão de mercado. É o Sommelier que ficará responsável pela elaboração da carta de cervejas de acordo com os pratos da casa e o perfil do consumidor.

 

Já como consultor, o Sommelier será acionado em momentos específicos, buscando orientar o contratante sobre os movimentos do mercado consumidor, sobre a elaboração de cartas de cerveja, elaborar eventos e ministrar palestras para apreciadores e consumidores.

 

Vale lembrar ainda, que é importante o Sommelier degustar a maior variedade de rótulos possíveis, buscando desenvolver suas habilidades sensoriais, bem como descobrir as tendências e as novidades do mercado. Manter-se atualizado é fundamental.

 

MERCADO CERVEJEIRO BRASILEIRO

 

O número total de cervejarias legalmente instaladas no Brasil saiu de pouco mais de 100 cervejarias em 2010 e chegou a 679 no final de 2017, sendo que a distribuição geográfica dos estabelecimentos mostra uma concentração maior nas regiões Sul e Sudeste.

 

No ranking nacional, a região Sul apresenta um total de 287 estabelecimentos e a Sudeste 279 estabelecimentos. O estado do Rio Grande do Sul aparece com o maior número de cervejarias registradas (142), seguido por São Paulo (124), Minas Gerais (87), Santa Catarina (78), Paraná (67) e Rio de Janeiro (57).

 

Na relação entre a população de cada estado e o número de cervejarias (densidade cervejeira), o Rio Grande do Sul está com o primeiro posto nacional, seguido de Santa Catarina e Paraná, mostrando que a região Sul tem a melhor distribuição.

 

Outro indício importante de crescimento do mercado cervejeiro refere-se ao surgimento de diversos novos modelos de negócios, que vão desde a entrega de chope em domicílio até o “boom” dos growlers, reservatório de vidro ou cerâmica que mantém as condições ideais de armazenamento da cerveja por um certo período de tempo.

 

Neste caso, ao invés de comprar um barril inteiro, cada pessoa pode levar a sua cerveja preferida para a festa e ainda degustar daquelas que os amigos levarem.

 

O aumento sistemático da inserção das cervejas especiais e/ou artesanais sacia o paladar de quem anseia por novos prazeres. Portanto, nesse cenário o Sommelier de Cervejas é fundamental para traduzir para o consumidor aquelas informações dos rótulos ou do TAP.

 

A profissionalização é uma maneira de se contribuir para um maior amadurecimento do mercado, pois com profissionais especializados os consumidores também se qualificam.

 

Finalizando, a profissionalização do Sommelier não é mais uma tendência, já se tornando realidade devido à grande demanda no mercado, pois ele pode tornar a degustação de cervejas muito mais prazerosa e surpreendente para o apreciador. Ele irá discorrer sobre a história, o processo de fabricação, os ingredientes, os estilos, a harmonização e a melhor forma de servir a bebida. Assim, ajuda na identificação dos aspectos sensoriais de cada bebida servida, mostrando um novo universo aos apreciadores.

 

Mesmo que você não tenha a vontade de se profissionalizar, a dica de degustar sempre e buscar conhecimento vale também para os apreciadores...

 

Cheers!!!


Autor:

5ab56cab3d11676f825cad9e profile original

Jorge Marcondes

Administrador, consultor, professor e produtor de cervejas artesanais de panela!!!




Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:




Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Marcos Silva

Marcos Silva

Para ler, ver, ouvir e pensar



Mais Lidas
Thiago Indisplicente é indicado ao prêmio de Melhor Cantor do Troféu Litoral Music 2018

Thiago Indisplicente é indicado ao prêmio de Melhor Cantor do Troféu Litoral Music 2018

A votação está aberta até 30 de maio. Saiba como votar no cantor e compositor aqui


Supermercado vende cervejas, refris e uma centena de produtos a R$ 0,98 nesta sexta (20)

Supermercado vende cervejas, refris e uma centena de produtos a R$ 0,98 nesta sexta (20)

A promoção valerá para todas as lojas da rede no Paraná e interior de São Paulo


Sucesso o show de Amanda Lyra e Tacy Campos no Teatro Sesi

Sucesso o show de Amanda Lyra e Tacy Campos no Teatro Sesi

Composições próprias das cantoras e compositoras cairam no gosto do público


 Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia  Baixa Terapia

Antonio Fagundes vem a Curitiba com a comédia Baixa Terapia

Assistida por mais de 90 mil expectadores em São Paulo, a peça que rendeu o prêmio Shell de melhor atriz para Ilana Kaplan, segue em turnê nacional


Rhaissa Bittar apresenta turnê Silêncio em São José dos Pinhais

Rhaissa Bittar apresenta turnê Silêncio em São José dos Pinhais

Espetáculo gratuito será apresentado no Teatro Sesi, nesta sexta-feira, às 20h


Conheça a banda paranaense que está conquistando os fãs de rock

Conheça a banda paranaense que está conquistando os fãs de rock

Essa é a Válvula Vapor. E eles tocam rock nacional




Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.