Marcos Silva
Sábado, 17 de fevereiro de 2018, 11:33 h - Atualizado em 17/02, 12:06 h

Bibliotecas virtuais

Um acervo on line




Foto: Divulgação.

Os livros são fundamentais no processo do ensino e aprendizado além de ferramentas indispensáveis para a disseminação de conhecimento, lazer e comunicação. As bibliotecas são a proteção e o reconhecimento deste capital. Com a evolução tecnologica este serviço prestado chega também a internet. Abaixo algumas bibliotecas virtuais e seus endereços.

 

Biblioteca Nacional Digital – BNDigital
http://bndigital.bn.gov.br/
Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital integra coleções que desde 2001 vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e de projetos temáticos, em parceria com instituições nacionais e internacionais.
A BNDigital está internamente constituída por três segmentos: Captura e armazenagem de acervos digitais, Tratamento técnico e publicação de acervos digitais e Programas e Projetos de digitalização e divulgação. Conta com uma equipe interdisciplinar composta por bibliotecários, historiadores, arquivistas e digitalizadores.

EXPOSIÇÕES
Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

 

Biblioteca Digital - UFMG
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG disponibiliza, na íntegra, para as comunidades interna e externa, a produção científica oriunda dos 62 programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade. Inclui registros correspondentes a textos completos digitalizados em formado pdf, partes de textos, devidamente autorizados pelos autores, ou referências e resumos de teses e dissertações, proporcionando rapidez e facilidade na busca e acesso.
Dissertações e Teses
Monografias de Especialização

 

Audioteca Cegos Brasil
http://www.cegosbrasil.net/audioteca

Possui um acervo de livros em audio que podem ser baixados.

 

A LabCom.IFP 
http://www.labcom-ifp.ubi.pt/sub/indexpt.php
O LabCom.IFP é uma unidade de investigação da área de Comunicação, Filosofia e Humanidades da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada na Covilhã, Portugal. É financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), uma instituição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Surgiu da fusão de duas unidades anteriores, ou seja, o Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) e o Instituto de Filosofia Prática (IFP).
A característica mais distintiva do LabCom.IFP é a sua forte presença on-line com: 4 bibliotecas on-line (BOCC - Ciências da Comunicação; BOAL - Literatura Audio; LUSOSOFIA - Filosofia; BOND - Design); 4 revistas on-line (Estudos da Comunicação, Doc On-line, Rhêtorikê e Eikon); 1 editora online (Livros LabCom.IFP). 
Os seus sites incorporados atraem aproximadamente 2,8 milhões de visitas, principalmente do mundo de língua portuguesa, com menção especial para o Brasil.

 

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, nesta biblioteca são disponibilizados gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. O site conta com rico acervo de publicações na área de educação. Lá, você ainda encontra as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras, e inúmeros textos de literatura infantil, além dos Compilados sobre Legislação Educacional.

 

Biblioteca Digital Mundial
http://www.wdl.org/pt/about/

Criada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente, e em formato multilíngue, importantes de literatura, áudio, mapas e fotografias provenientes de países e culturas de todo o mundo. As pesquisas podem ser feitas em sete línguas diferentes e as buscas, feitas por período.

 

Wikilivros
http://pt.wikibooks.org/wiki/Wikilivros

Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.

 

Para ler...

 

Marcos Silva colunista aos sábados -  email: Marcosgeovano@hotmail.com

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

Colunas anteriores também aqui: clique



Envie o seu comentário

Comentários desta notícia:


28/02, 21:34 h -Rosmari Steenbock :

"Muitos parabéns ! Adorei "



Comente você também sobre esta notícia:



Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Marcos Silva

Marcos Silva

Para ler, ver, ouvir e pensar




Mais lidas
Ser Só

Ser Só

Poesia de Tacy de Campos


Para o friozinho, bolo de Pinhão, com apenas 3 ingredientes

Para o friozinho, bolo de Pinhão, com apenas 3 ingredientes

Receita deliciosa e fácil de fazer. Experimente


"Han Solo – Uma História Star Wars" chega à Cinesystem com promoção especial

"Han Solo – Uma História Star Wars" chega à Cinesystem com promoção especial

Na compra do Combo Max Super ou o Max Duplo + R$9,90, cinéfilo pode levar para casa um copo exclusivo com a temática do filme


Artistas voluntários do Projeto Solyra ganham festa de 1 ano

Artistas voluntários do Projeto Solyra ganham festa de 1 ano

Com o apoio de diversos empresários, o Projeto Solyra ganhou uma festa em comemoração ao seu primeiro ano


Paralisação nacional dos caminhoneiros afeta coleta de lixo em SJP

Paralisação nacional dos caminhoneiros afeta coleta de lixo em SJP

Caminhões de coleta estão parados pois os caminhões caçamba não conseguem descarregar no aterro de Fazenda rio Grande


Inscrições abertas para o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas de Pinhais

Inscrições abertas para o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas de Pinhais

Interessados podem se inscrever até o dia 8 de junho. As coreografias podem apresentar características urbanas e atuais de dança desde que m



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.