Sábado, 18 de novembro de 2017, 09:07 h - Atualizado em 18/11, 09:12 h

COP23

Reunião global sobre o clima




Foto: Divulgação.

COP23 é o nome informal da 23º Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A Convenção-Quadro foi adotada no Rio de Janeiro, durante a Rio 92, que marcou o início do primeiro esforço da comunidade global para combater os efeitos adversos da mudança do clima.

Anualmente, todas as partes que fazem parte da convenção reúnem-se para avaliar o progresso das políticas para reverter o aumento da temperatura global e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

Até 17 de novembro, negociadores de diversos países se reúnem em Bonn, na Alemanha, para a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP23) com o objetivo de discutir a implementação do Acordo de Paris e as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) para limitar o aumento da temperatura global do planeta.

Na programação, eventos paralelos mobilizarão representantes da sociedade civil e do setor privado, da academia e de organismos internacionais, para discutir políticas de desenvolvimento sustentável, com base no combate à mudança global do clima. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem da conferência, ao longo dos 12 dias de evento.

Desde 2014, o PNUD trabalha com os países para colaborar com a implementação das NDCs, que dialogam com o combate à mudança global do clima e com planos de desenvolvimento em contextos regionais específicos. Com a adoção do Acordo de Paris, a organização tem o compromisso de fortalecer a capacidade de ação de países e territórios na implementação de políticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e garantir que a temperatura global do planeta não suba mais do que 2º Celsius nos próximos anos.

Um ano depois da entrada em vigor do Acordo de Paris para o clima, a Conferência de Bonn, será uma oportunidade para os países demonstrarem sua ambição para a ação climática e sua determinação em manter suas promessas.

A conferência teve uma série de encontros e eventos, incluindo um segmento de alto nível em 15 e 16 de novembro, com a participação de chefes de Estado e de governo, ministros e do secretário-geral da ONU António Guterres.

Guterres convidou líderes a analisar seis áreas de alto impacto em uma cúpula especial do clima em 2016. Essas áreas são investimento em tecnologia limpa, consolidação da precificação de carbono, impulso à transição energética, mitigação de risco e construção de resiliência, aumentando a contribuição de atores sub-nacionais e empresariais e mobilizando o financiamento para o clima.

(https://nacoesunidas.org)

 

Para saber: o clima é nossa responsabilidade.

 

Marcos Silva colunista aos sábados -  email: Marcosgeovano@hotmail.com

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

Colunas anteriores também aqui: clique




Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Marcos Silva

Marcos Silva

Para ler, ver, ouvir e pensar




Mais lidas
Ser Só

Ser Só

Poesia de Tacy de Campos


Para o friozinho, bolo de Pinhão, com apenas 3 ingredientes

Para o friozinho, bolo de Pinhão, com apenas 3 ingredientes

Receita deliciosa e fácil de fazer. Experimente


"Han Solo – Uma História Star Wars" chega à Cinesystem com promoção especial

"Han Solo – Uma História Star Wars" chega à Cinesystem com promoção especial

Na compra do Combo Max Super ou o Max Duplo + R$9,90, cinéfilo pode levar para casa um copo exclusivo com a temática do filme


Artistas voluntários do Projeto Solyra ganham festa de 1 ano

Artistas voluntários do Projeto Solyra ganham festa de 1 ano

Com o apoio de diversos empresários, o Projeto Solyra ganhou uma festa em comemoração ao seu primeiro ano


Paralisação nacional dos caminhoneiros afeta coleta de lixo em SJP

Paralisação nacional dos caminhoneiros afeta coleta de lixo em SJP

Caminhões de coleta estão parados pois os caminhões caçamba não conseguem descarregar no aterro de Fazenda rio Grande


Inscrições abertas para o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas de Pinhais

Inscrições abertas para o 1º Concurso de Quadrilhas Juninas de Pinhais

Interessados podem se inscrever até o dia 8 de junho. As coreografias podem apresentar características urbanas e atuais de dança desde que m




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.